quarta-feira, 7 de março de 2012

FILOSOFAR





Provavelmente poucas pessoas ou ninguém vai ler isso que escrevo:
Filosofar é pensar por conta própria; mas só se consegue fazer isso de um modo válido apoiando-se primeiro no pensamento dos outros, em especial dos grandes filósofos do passado. A filosofia não é apenas uma aventura; também é um trabalho, que requer esforços, leituras, ferramentas. Os primeiros passos costumam ser rebarbativos, e já desanimaram a muitos.
Ninguém pode filosofar em nosso lugar, e claro que a filosofia tem seus especialistas, seus profissionais, seus professores. Mas ela não é uma especialidade somente destas pessoas. Temos visto que muitos adolescentes, já possuem a capacidade para lidar razoavelmente bem com ideias e argumentos teóricos. Ou seja, pensar filosoficamente necessita somente de habilidades básicas humanas. Num certo sentido, todos nós filosofamos ao longo de nossas vidas. A atividade filosófica é mais comum do que parece. Assim, para filosofar não é necessário ser um gênio, ou ter uma erudição grandiosa; não é necessário conhecer profundamente todos os filósofos da história, ou conhecer alguma ciência profundamente. Todos esses elementos podem ajudar a filosofar.O exercício fim da Filosofia é justamente pensar a realidade, por mais vago que isso possa parecer. Nesse sentido, todos nós filosofamos de uma maneira ou de outra, de uma forma mais cuidadosa ou menos cuidadosa.
Mas, por que a Filosofia parece ser tão difícil?

Poderia mostrar muitas outras respostas para essa complicada pergunta, mas quero apenas mostrar uma, para a nossa reflexão:
1)Porque, de certa forma, pensar a realidade é algo complicado. Basta pensar que cada um de nós tem uma noção de realidade que, invariavelmente, é baseada em experiências muito pessoais. É totalmente diferente a noção de realidade para alguém que passa boa parte da vida em situações precárias, é bem diferente da noção de realidade de um que tem de tudo para satisfazer suas necessidades. Mesmo entre pessoas de uma mesma família ou comunidade, as noções de realidade podem diferir. Por causa disso, as pessoas seguem estilos de vida tão diferentes.

Quando vejo as pessoas dizerem que a Filosofia é muito difícil, e que isso é coisa de doido, eu diria para essas pessoas que filosofia é tão difícil quanto a Matemática ou a Biologia, a História, o Português e o Inglês; e que é tão fácil quanto a Matemática ou a Biologia, a História, o Português e o Inglês. Se um estudante estiver realmente interessado e decidido a aprender e a pensar de forma dedicada, então a Filosofia não lhe irá ser tão cruel. Mas se não estiver particularmente interessado em se dar ao trabalho de aprender e de pensar cuidadosamente, então a Filosofia será, como qualquer outra disciplina, uma verdadeira dor de cabeça. Assim, o truque para que a Filosofia não se torne uma grande dor de cabeça é ter sempre a cabeça a trabalhar. Coloque sua cabeça para trabalhar dependente da disciplina.

A Filosofia, como muitas outras disciplinas, é a tentativa de resolver certo tipo de problemas ou, pelo menos, de compreendê-los melhor. Aqueles que não se sentirem motivados para enfrentar problemas e preferirem respostas prontas a usar irão achar a disciplina difícil. Os que não desistem a primeira quando encontra pela frente problemas que os façam pensar, sentir-se-ão em casa e irão pensar que a Filosofia é muito estimulante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário