sexta-feira, 6 de julho de 2012

LIÇÃO 2 – A ENFERMIDADE NA VIDA DO CRENTE.



08 de Julho de 2012
Texto Áureo
O Senhor o assiste no leito da enfermidade; na doença, tu lhe afofas a cama (Sl 41:3-ARA)”.
Verdade Prática
Deus nem sempre cura as nossas enfermidades, mas concede-nos forças para que, mesmo no leito de dor, continuemos a glorificar o seu nome.
Leitura Bíblica em Classe
Isaías 38:1-8
1 - Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele Isaías, filho de Amoz, o profeta, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.
2 - Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao Senhor.
3 - E disse: Ah! Senhor, lembra-te, peço-te, de que andei diante de ti em verdade e com coração perfeito e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.
4 - Então, veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo:
5 - Vai e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos.
6 - E livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti, e a esta cidade; eu defenderei esta cidade.
7 - E isto te será da parte do Senhor como sinal de que o Senhor cumprirá esta palavra que falou:
8 - eis que farei que a sombra dos graus, que passou como sol pelos graus do relógio de Acaz, volte dez graus atrás. Assim, recuou o sol dez graus pelos graus que já tinha andado.

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
  • Explicar a origem das enfermidades.
  • Discutir a respeito das principais doenças da vida moderna.
  • Conscientizar-se do que devemos fazer diante da dor e do sofrimento.
Palavra Chave
Enfermidade: Doença, ou outra causa que produza fraqueza.
Introdução
Ouvimos muitos afirmarem que o cristão não deve adoecer, o cristão que adoece é porque tem alguma coisa errada. Será que isso é verdade? Veja o que diz: A doutrina da prosperidade                  
Ela afirma que o cristão tem direito a uma saúde completa e perpétua e que deve esperar viver uma vida plena, isenta de doenças, e adormecer com a idade de 70 ou 80 anos, sem dor ou sofrimento. Aqueles que ficam aquém dessas expectativas não entenderam seus direitos ou deixaram de reivindicá-los com fé suficiente. (PIERATT, O Evangelho da Prosperidade).

Pode ser que a confusão seja uma interpretação inadequada de textos que associam a cura com a obra da expiação de Cristo, na cruz do Calvário. O texto de Isaías 53:4 diz que “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido”. Os adeptos da prosperidade da saúde física dizem que se Cristo levou nossas enfermidades na cruz então não as teremos mais. As respostas que dão aos crentes que sofrem com doenças é que: 1º) não sabem o direito à saúde física que possuem; 2º) não sabem usar a fé; 3º) precisam declarar confessar, a cura.
É verdade que Ele priorizou em seu ministério a cura de todos os tipos de doenças, pois veio para “pôr em liberdade os cativos” (Lucas 4.18); que enviou seus discípulos “a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir”, para “curar os enfermos que nela houver” (Lucas 10.1,9). Também é fato que a sua Igreja, em nome dele, tem dado prosseguimento a esse ministério de cura (Marcos 16.17-18).

Todavia, sabemos que nem todos os cristãos são curados. Muitos são curados tão logo aceitam o senhorio de Jesus, porém muitos continuam com suas enfermidades: o cego continua cego; o mudo continua mudo; o surdo continua surdo; o paralítico continua paralítico.
Não acredite num evangelho que prega uma saúde perfeita, pois muitos creem que aceitando Jesus vai fica livre de todas as doenças.     
I A ORIGEM DAS ENFERMIDADES
A Bíblia desmente a Teologia da Saúde Perfeita mostrando diversos casos de servos fiéis ao Senhor que sofreram muito com enfermidades como, por exemplo: Jó, Eliseu, Paulo, Timóteo e muitos outros.
            O sofrimento do homem nunca foi o propósito de Deus, porém Ele acabou por permiti-lo devido o pecado ter alcançado a humanidade através da desobediência de Adão e Eva.
Adão e Eva tinham uma saúde inabalável até o momento que decidiram desobedecer a Deus, como resultado pelo pecado sofreu uma morte espiritual e as doenças passaram a fazer parte da vida da humanidade. E tudo o que “era bom” no habitat criado por Deus, no paraíso do Éden foi destruído por causa de uma escolha.
As doenças são consequência do pecado cometido desde o início da criação da humanidade, porém isso não significa que todas as pessoas que adoecem estejam sendo castigadas por seus pecados em particular.
             Não se pode julgar pela aparência, classificando cada problema com tendo o mesmo tipo de origem, porque as enfermidades podem ser provocadas pelas causas mais variadas, pois elas podem ser:
     a)    Para glorificar o nome de Deus; através (oportunidade para manifestar o poder divino por meio da cura);
    b)   Provar a fé e a fidelidade do crente; (mostrar aos incrédulos que devemos adorar ao Senhor em qualquer situação);
     c)    Consequências do relaxo com o corpo (despreocupação com a saúde);
     d)    Resultados de acidentes (todos nós estamos sujeitos a uma fatalidade);
     e)   Agressões físicas (enquanto estamos nesse mundo, nenhum de nós seta livre de ser vítima de um assalto, uma briga, um maníaco, uma bala perdida, uma abordagem feita por maus policiais, etc.);
     f)    Falta de vigilância (muitos até culpam o trabalho na Obra de Deus pelo desgaste);
   g)   Falta de responsabilidade (prática de esportes perigosos pelo prazer da aventura, falta de manutenção no veículo, não utilização do cinto de segurança, construir casa em área de risco);
    h)   Castigo de pecado (desagradar a Deus pode sim trazer consequências físicas, assim como também o uso de drogas, práticas sexuais ilícitas, operações desnecessárias em nome da vaidade);
   i)    Ação demoníaca (os espíritos malignos são responsáveis por grande parte dos casos de doenças, mas na maioria das situações apenas agem de forma opressiva e não possessiva: sem a sua presença ser notada; por isso é importante estarmos constantemente na presença de Deus);
    j)   Falta de fé (em muitos casos a cura não ocorre porque a pessoa busca a solução em todos os lugares, menos em Jesus; e há também situações em que mesmo estando firme aos pés do Senhor, em seu interior, a dúvida ou o complexo de culpa não lhe permite receber o milagre).
Para entender e poder julgar a origem de cada caso é necessário ter discernimento espiritual; pois há casos que basta repreender em nome de Jesus e casos que se faz necessário um tratamento ou acompanhamento médico, sendo que em muitas situações a pessoa nunca seja curada
II AS DOENÇAS DA VIDA MODERNA
A vida corrida, violenta e estressante faz com que a população que vive nas grandes metrópoles seja a principal vitima das chamadas “doenças modernas”. Síndrome do pânico, depressão, ansiedade, estresse e distúrbios alimentares são os principais distúrbios modernos. As doenças podem atingir qualquer faixa etária, raça ou classe social.
De acordo com uma pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo) em 2009, na cidade de São Paulo, 11,9% da população afirmou sofrer com alguma “doença moderna”, sendo as mulheres as mais atingidas pela depressão e síndrome do pânico. Ainda segundo o estudo, é entre os 35 e 49 anos que ocorrem mais doenças.
Essa pesquisa da USP representou o país em um levantamento maior, feito em 24 países, por outras entidades. No ranking, o Brasil acabou ficando em primeiro lugar no número de pessoas com as chamadas “doenças modernas, na frente de Japão e Estados Unidos”.
Veja algumas dessas doenças da vida moderna.
Depressão
         Existem dois tipos de depressão: a depressão mental e a depressão nervosa. A depressão mental é uma perturbação que atinge e mente e é caracterizada pela ansiedade e pela melancolia. A depressão nervosa é um estado patológico de sofrimento psíquico caracterizado pelo abatimento do sentimento de valor pessoal, por pessimismo e grande desinteresse pela vida. Depressão é um estado de grande tristeza, geralmente causado por falta de amor, atenção e compreensão, provocando na pessoa um forte sentimento de inferioridade e até desespero; ela pode levar ao suicídio.
Depressão não deve ser confundida com tristeza, pois a tristeza é apenas um de seus sintomas.
         Jeremias e Neemias também enfrentaram a tristeza a ponto de chorar, mas chegaram a essa situação por amor quando viram a situação deplorável do povo, e não caíram em depressão. Jesus também chorou diante da morte de Lázaro; essa é a prova de que a tristeza é algo momentâneo e não pode ser confundida com depressão.
         A tristeza é um estado momentâneo, a depressão é uma doença.
         Atualmente, a depressão é considerada pelos especialistas como a doença do século, pois ela atinge milhões de pessoas.
         A Bíblia mostra vários servos de Deus enfrentando situações depressivas, como foi no caso de Elias e Jonas que desejaram a morte, e, entre outros, de Davi, o qual vemos lamentar amargamente em vários Salmos, as aflições que teve que passar.
         Apesar de ser um problema grave, a depressão tem cura; porém, melhor do que depender de tratamentos psicológicos e drogas calmantes é apegar-se a Deus para ter de volta a alegria de viver e disposição para viver.
        Uma das causas da depressão são as perdas materiais; por isso, a Bíblia nos ensina a não nos apegarmos ao materialismo e a procurarmos viver de uma forma saudável (Ec 5:9-17)
A síndrome do pânico
É um pavor repentino e incontrolável: a pessoa se desespera sem nenhum motivo e é capaz de atitudes inesperadas.
        Se esse ataque não for frequente em uma pessoa, não é considerado como doença, mas como distúrbio decorrente de outro transtorno mental.
        Seus sintomas mais comuns são taquicardia (aumento da frequência cardíaca), sudorese (transpiração excessiva), aumento da pressão arterial (pressão alta) e tontura.
        É importante deixar claro que não se devem confundir ataques da síndrome do pânico com manifestações de possessão demoníaca, como ocorre nos casos de ataques epilépticos.
        Essa síndrome pode ser controlada com medicação e psicoterapia; porém, não ignorando a eficácia dos tratamentos médicos, a cura está na oração.  (Ef 6: 17,18)
As doenças psicossomáticas
        As doenças psicossomáticas são aquelas que se manifestam em decorrência de problemas emocionais que se transformam em doenças físicas. Quando os problemas psicológicos não são resolvidos ou controlados, inevitavelmente, acabam se transformando em enfermidades que debilitam o corpo.
         Veja alguns exemplos do que ocorre com uma pessoa que tem a mente perturbada:
     a)     Não se alimenta bem e passa a ter problemas de estômago;
     b)    A excessiva preocupação com várias coisas não a deixa dormir;
     c)    O medo de perdas a faz trabalhar ou estudar exaustivamente causando fadiga;
    d)   Na tentativa de se esquecer de suas tristezas, ela se entrega a ações ou exercícios exagerados podendo se machucar ou contrair várias dores pelo corpo;
    e)   O aumento do estresse, além de vários outros incômodos, a leva a ter constantes dores de cabeça, tontura, tremedeira, raiva, impaciência e nervosismo.
Apegar-se a Deus é a única saída para o ser humano não ser dominado a ponto de não poder suportar os problemas que atingem sua mente (Is 26:3,4)
III O QUE FAZER DIANTE DA DOR E SOFRIMENTO
 Não culpar ou questionar a Deus
A tendência de muitas pessoas, na hora do sofrimento, é murmurar e até duvidar do amor de Deus. A murmuração não é um pecado mortal, mas desagrada muito ao Senhor; porém, o pior mesmo é blasfemar de seu nome. Jó murmurou só que não blasfemou.
O rei Ezequias, com sua enfermidade mortal, clamou ao Senhor com grande amargura lembrando sua vida de retidão e assim alcançou sua misericórdia; porém, conforme vemos em Isaías 39:1-8, foi nesse tempo a mais de vida que ele cometeu o seu pior erro: mostrou os tesouros e as armas do seu reino ao mensageiro do rei da Babilônia ato esse que ocasionou a escravidão do seu povo que foi levado para o território babilônico.  
O fato de não atender a todos os nossos pedidos não nos dá o direito de acusar a Deus de omissão de socorro, pois o seu conhecimento está muito acima do nosso e Ele perfeitamente sabe o que é melhor para nós e só quer o nosso bem (Rm 8:28).
Confiar em meio à dor
       O sofrimento serve para provar a nós mesmos o quanto confiamos em Deus. Se não houvesse nenhum tipo de aflição, dificilmente o homem admitiria que é dependente do Criador. Por mais que o medo nos afronte, devemos confiar que a vontade divina é o fator determinante em relação àquilo que é o melhor para nós. Aqueles que realmente confiam em Deus sabem que até mesmo a sua morte é uma vitória (Pr 14:32).
À espera de um milagre
       Os mesmos milagres operados pelo Senhor no passado continuam sendo válidos para os dias atuais; porém, acima de nossa fé, o que determina se eles vão acontecer ou não é a soberana vontade divina. É impossível para nós entendermos as maneiras de Deus agir: em alguns casos, o milagre é instantâneo; em outros, leva um tempo acima do imaginado; e, em muitos casos, ele nem acontece.  O milagre nem sempre consiste na cura, mas sim no consolo e na resistência dada por Deus para o crente enfermo permanecer firme até alcançar a solução do problema ou, finalmente, partir desse mundo cruel para o seu tão esperado Lar Celestial. Quem tem a sua esperança focada em Deus, acima do livramento físico, pede livramento do pecado (Sl 39:7, 8.a)
CONCLUSÃO
O crente não está imune as enfermidades. Mas a nossa vitória sobre as doenças está na confiança em Deus. Ele nos ama e jamais nos abandona em meio à dor e ao sofrimento. Se você tem sido assolado pelas enfermidades, não se desespere! Confie no Senhor e ouça a sua voz: “Não temas, pois, porque estou contigo” (Is 43.5).
QUESTIONÁRIO
1. Segundo as Escrituras, qual é a origem das enfermidades?
R. A sua origem está na consequência direta do rompimento da relação entre Deus e a humanidade.
2. Há enfermidade de origem maligna? Por quê?
R. Sim, porque a Bíblia relata vários casos.
3. Quais são os fatores que podem causar a depressão?
R. Vários são os fatores: medicamentos, doenças físicas, baixa autoestima, período pós-parto, etc. 
4. Quais são os sintomas da síndrome do pânico?
R. Taquicardia, sudorese, aumento da pressão arterial, tontura, etc.
5. Em quem está a nossa vitória sobre as doenças?
R. A nossa fé no Todo-Poderoso.

Pesquisado: Dc. Josimar Ribeiro
E-mail, Orkut e MSN: Josimar_ribeirolm@hotmail.com  
twitte: com/ @Diaconojosimar

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS


A Bíblia Sagrada Versão Digital 6.0 Freeware
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD;
Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD;
DUNN, R.  Por que Deus não me cura? São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
JOHNSON, B. Como receber a cura divina. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
Lições Bíblicas do 3º Trimestre de 2012, Jovens e Adultos, Vencendo as aflições da vida — Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas; Comentarista: Eliezer de Lira e Silva; CPAD;
Revista Ensinador Cristão CPAD, Nº 51.
RHODES, R. Por que coisas ruins acontecem se Deus é bom? 1.ed., RJ: CPAD, 2010.
www.portalvaleGospel.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário