domingo, 1 de julho de 2012

O CRENTE E A UNIVERSIDADE (Parte 7).




            Estamos através desse espaço que nos foi reservado neste jornal, escrevendo
nesses últimos meses uma série de artigos relacionados ao tema: ''O
Crente e a Universidade", e mais recentemente damos muita ênfase nos últimos
escritos, sobre a importância da busca pelo conhecimento.
Quando mencionamos e enfatizamos a busca pelo conhecimento, não estamos
limitando à que conhecimento devemos buscar, mas de maneira abrangente
buscamos transmitir e incentivarmos à que devamos empreender uma busca constante pelo mesmo como um todo, contanto que tenhamos previamente em
nossas mentes - O conhecimento que edifique, não somente as nossas
vidas, mas também a do nosso próximo, e que sobretudo seja para Glória  de Deus.
            Os filósofos Pré-socráticos, como também os pós Socráticos defendiam e ainda
defendem, que a liberdade do homem se dar através do conhecimento, é tanto
que muitos estudiosos renunciam a muitas coisas para se dedicarem a
busca pelo mesmo, como uma forma de encontrarem aquilo que preencha o
vazio contido em suas vidas, porque na verdade o conhecimento é algo prazeroso
mesmo, sobretudo para que tem essa brilhante concepção sobre a relevância do mesmo.
            O que se deve levar em consideração quando feita a busca pelo conhecimento, é o que defende o filósofo grego Aristóteles na sua obra: "Ética a Nicômaco'', através da qual ele
enfatiza o justo meio ou o meio termo, como ponto de equilíbrio entre o excesso e a falta. Isto significa que tudo quanto tivermos que fazer, devemos ponderar com moderação, para que não venhamos partir para nenhum  extremo, visto que todo extremo é prejudicial.
            Os cristãos que conhecem a Deus e a sua Palavra sabem que, o que pode libertar o homem
do pecado e da condenação do inferno é o Senhor Jesus, conforme Ele Mesmo disse: ''E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará''. (João 8.32). Aqueles que já creram em Deus sabem e desfrutam desta liberdade proporcionada pelo Senhor nosso Deus às nossas vidas.
            Mas devemos considerar que a liberdade da qual falou e fala o Senhor Jesus, está mais para o sentido espiritual de nossas vidas, sendo evidente a liberdade mais importante que se pode ter.
            No entanto, nós que somos crentes e temos compromisso com Deus e Sua Palavra, devemos nos conscientizarmos que ainda estamos nesse mundo, ainda que por pouco tempo, pois o nosso lugar de descanso e morada eterna não é aqui, conforme está escrito: ''Levantai-vos e andai, porque o vosso descanso não será aqui''. "(Miquéias 2.10a).
            Por uma questão de consciência nós crentes comprometidos com Deus e a Sua Palavra, devemos considerar que a nossa vida no momento, não se limita somente ao espiritual, pois é fato que ainda estamos neste mundo, ainda que por pouco tempo, e que temos deveres e direitos a cumprir com a sociedade, pois a Igreja e o crente em si tem um compromisso não só espiritual, mas também moral e social com a sociedade.
            Portanto compete a todos nós que fazemos a Igreja, e enquanto representantes do Reino de Deus que somos, buscarmos aprimorar o nosso conhecimento, conforme nos recomenda a Palavra de Deus: ''Crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo''. (II Pedro 3.18). Isto significa que o conhecimento é por demais importante, sobretudo, quando acompanhado da Graça de Deus.

Não deixe de ler o próximo artigo, pois daremos continuidade a este assunto.

Pastor Walfredo Soares de Lima é líder da Assembleia de Deus em José da Penha/RN, e licenciado em Filosofia pela UERN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário