segunda-feira, 3 de setembro de 2012

TODO FILÓSOFO É ATEU?




              Há uma tendência por parte daqueles que são ou que se dizem cristãos, para de imediato tomar uma posição no tocante a uma indagação como esta muitos dizem que todo filósofo é ateu. Mas será que isto é verdade?
              Ao que parece, as pessoas têm por hábito apressarem-se em darem respostas prontas e acabadas, o que por sua vez, geralmente denota precipitação em suas afirmações, visto que as questões nem sempre são tão fáceis de resolver. O que precisamos não é simplesmente darmos uma resposta a uma indagação que é feita, mas sabermos o que devemos responder, e se a nossa resposta realmente corresponde ao questionamento levantado. Porque para toda pergunta geralmente deve haver uma resposta convincente, ou seja, coerente com o teor da pergunta, isto significa dizer que não é com qualquer resposta que vamos satisfazer a uma pergunta. Daí a necessidade de ponderarmos aquilo que iremos falar seja indagando ou respondendo.
              A Filosofia não trabalha com respostas prontas e acabadas, ela lida com
conceitos, e para que estes sejam formados, há todo um processo de formação, formação esta que pode levar horas, dias, meses e anos de reflexão, talvez seja por isto que as pessoas na sua maioria, julgam os filósofos como sendo todos ateus, e a princípio até parece terem razões, mas isto acontece pelo fato das mesmas não estarem acostumadas a analisar os
fatos que se coloca diante delas.
              Mas quando analisamos a Bíblia Sagrada - A Inerrante Palavra de Deus, com uma visão aberta para o conhecimento, iremos encontrar inúmeras passagens em que somos levados à reflexão, reflexão esta que requer por parte de todos nós cautela para não emitirmos um parecer, ou um juízo incoerente com o assunto em discussão. Encontramos na Bíblia uma passagem em que o Senhor Jesus nos dar uma lição de filosofia, quando em determinada ocasião os principais dos sacerdotes e os escribas com os anciãos
indagaram-no: ''Dize-nos, com que autoridade fazes estas coisas? Ou, quem é que te deu esta autoridade? E, respondendo ele, disse-lhes: ''Também vos farei uma pergunta; dize-me pois: O batismo de João era do  céu ou dos homens? E responderam que não sabiam donde era. E Jesus lhes disse: Tão pouco vos direi com que autoridade faço isto''. (Lucas 20.1-8).
              Isto significa que Jesus respondeu a pergunta feita a Ele, com uma outra pergunta, conduzindo-os a reflexão - o que é o forte da  filosofia.
              Iremos encontrar inúmeras passagens bíblicas que nos exortam a termos prudência naquilo que vamos falar, conforme podemos tomar por exemplo o que São Tiago nos diz: ''Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para  irar-se''. (Tiago 1.19).
               Isto significa que devemos refletir sempre em tudo quanto tivermos que falar, sobretudo, em se tratando de afirmar ou negar este ou aquele questionamento.
               Enfim, embora tenha existido e ainda existam muitos filósofos ateus, mas isto  não significa que todos sejam, pois existiram e existem muitos filósofos que eram e são Cristãos.

Pastor Walfredo Soares de Lima é líder da Assembleia de Deus em José da Penha/RN, e licenciado em Filosofia pela UERN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário