sexta-feira, 4 de julho de 2014

EM TRIUNFO POTIGUAR/RN A FAMÍLIA DE JOSÉ FERREIRA FILHO (ZECA DA PARAÍBA) E DONA MARTA FELINTO DE ARRUDA É DESTAQUE NA AGRICULTURA FAMILIAR

Seu Zeca, Dona Marta e seus cinco filhos.
A agricultura familiar pode ser entendida como o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão de obra essencialmente o núcleo familiar, ela favorece o emprego de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas, como a diversificação de cultivo, o menor uso de insumos industriais e a preservação do patrimônio genético. Muitas famílias usam o espaço ao redor da casa para plantar os seus produtos, esses espaços têm se tornado cada vez mais um local de auxílio no sustento e na garantia da segurança alimentar para as famílias do Semiárido brasileiro.
Dentre muitos casos de êxito da agricultura familiar do solo potiguar, conhecemos o Seu José Ferreira Filho (Zeca) e Dona Marta Felinto de Arruda. Eles são moradores da Comunidade de Jurema no município de Triunfo Potiguar/RN. São sócios da Associação Comunitária local e participam do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A família vive exclusivamente da agricultura, fazendo dela sua principal fonte de renda. Seu Zeca e Dona Marta conseguem através da união familiar, superar as limitações se tornando destaques na Agricultura Familiar da região.
A sua produção é diversificada, no seu quintal podemos encontrar uma grande plantação de hortaliças, todas muito bem cuidadas, além de muitas fruteiras. O casal nos conta que cuida de cada planta com muito carinho. Outro fator importante é a criação de aves e animais.
O cuidado com a terra, o amor e a dedicação fazem com que a produção da família cresça mais e mais a cada dia. O que nos chama a atenção é que Seu Zeca não tem um dos braços, porém, isso não é problema para ele. Seu Zeca faz a deficiência se transformar em superação, e consegue desenvolver todas as suas tarefas na agricultura normalmente. Um dos fatores importantes para todo esse sucesso, é a união da família, eles estão sempre juntos dividindo as tarefas e obrigações do plantio, colheita e venda.
“Nasci e me criei trabalhando na agricultura e quero morrer fazendo isso, não penso em parar de trabalhar nunca, pra mim o meu trabalho com a agricultura é essencial”, destaca Seu Zeca. Dona Marta acrescenta “me sinto muito orgulhosa da minha família, que sempre unida consegue viver bem e feliz”.
A produção da família agora tende a aumentar com a chegada da cisterna enxurrada do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). As tecnologias sociais da ASA (Articulação Semiárido Brasileiro), trará mais esperanças e realizações de sonhos para as famílias agricultoras do sertão.
Seu Zeca e sua família são mais um caso de sucesso, de pessoas batalhadoras que vivem dignamente, através do seu trabalho e da união familiar. É a agricultura familiar possibilitando a resistência dos agricultores e agricultoras no semiárido brasileiro.




Fonte: Centro Padre Pedro Neefs 

Nenhum comentário:

Postar um comentário